F(r)icções, workshop de crítica cinematográfica, abre inscrições em Caruaru

Arte – Rodrigo Sarmento

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi a escolhida para receber a segunda edição do F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia. Realizado pela Combo Multimídia, o curso parte de diversos teóricos da imagem para desmistificar o ofício da crítica e estimular os participantes a produzirem textos, podcasts e videocasts como exercícios de olhar e falar sobre os filmes. . As aulas acontecerão de 14 a 18 e de 21 a 25 de maio, sempre das 18h às 21h, no Armazém da Criatividade, localizado na BR-104, Km 62, em Nova Caruaru.

As inscrições para participar do workshop são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário disponível AQUI até 9 de maio. Para ocupar as 20 vagas disponíveis, a seleção dos candidatos será de acordo com os seguintes critérios: ser maior de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter noções básicas de informática e ter disponibilidade para estar nos encontros durante as duas semanas da oficina.

Além desses, outro critério de seleção para o curso está no interesse pela leitura e escrita, sendo necessário preencher, no formulário, uma carta de intenção (entre 05 e 10 linhas), falando das motivações e interesses em participar da oficina, e enviar um texto de autoria do candidato (entre 15 e 30 linhas) para multimidiacombo@gmail.com. Este texto pode ser uma crítica de cinema sobre qualquer filme que tenha sido (ou não) publicada em qualquer veículo (jornal, revista, blogs ou outras redes sociais) ou, ainda, quaisquer outros textos com teor literário (poemas, contos etc.). A lista dos selecionados estará no site do evento no dia 11 de maio.

O curso será ministrado pelo Doutorando em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE) Márcio Andrade, que vai abordar filmes brasileiros como ponto de partida para apresentar eixos possíveis para análise fílmica, mesclando exposições orais e atividades práticas. Além da produção de textos, as rodas de conversa durante o curso serão transformadas em podcasts e videocasts, que serão publicados posteriormente na internet. No total, serão 40 horas de aula, com direito a certificado.

O F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia terá, em Caruaru, parceria com o Armazém da Criatividade e a Graduação em Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE). “A vocação desses dois espaços em profissionalizar a produção de conteúdo para internet no interior de Pernambuco, certamente, vai colaborar para que o workshop atinja ainda mais seus objetivos”, afirma Márcio Andrade.

A primeira edição da oficina foi realizada em agosto do ano passado durante 10º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão do Estado. “A experiência de realizar a primeira turma foi bastante rica, tanto por ter criado um vínculo dos participantes com a formação do júri popular do Festival de Cinema de Triunfo, o que gerou um interesse orgânico em debater os filmes exibidos, quanto como forma de descentralizar a formação em crítica de cinema, que se encontra cada vez mais rara”, pontua o coordenador do curso.

Sobre Márcio Andrade

Doutorando em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), autor dos livros Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015), editado pela Combo Multimídia e incentivado pelo Funcultura, e O Ato Narrativo Audiovisual e a Inclusão Digital (2017), editado pela EDUFPE. Além disso, publicou artigos em revistas acadêmicas como Revista Doc-Online (UBI – Portugal), Cambiassu (UFMA), Rumores (ECA-USP) e Fronteiras Estudos Midiáticos (Unisinos).

Na produção de conteúdo multimídia, colaborou com críticas e podcasts ligados a cinema para o site Zona Crítica e coordena o Quarta Parede, revista digital sobre artes cênicas. Além disso, já atuou como roteirista e produtor multimídia em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD/ITEP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (EADTec / UFRPE); e como educador e pesquisador em programas de extensão da UFPE.

Na área de formação, vem ministrando as oficinas Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (realizada no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG), alinhavando essas vivências com seus projetos de pesquisa.

Sobre a Combo Multimídia

Fundada em 2015 por Márcio Andrade e Roberto Fernandes, a produtora atua nos eixos de Produção, Formação e Pesquisa. No eixo de Produção, vem investindo no nicho de produção de conteúdo para internet – mais especificamente com a revista digital Quarta Parede, que publica entrevistas, críticas, podcasts e videocasts relacionado às artes cênicas –, além de iniciar a produção Aventurama, podcast storytelling seriado a ser lançado em 2018 (ambos com incentivo do Funcultura), e de curtas-metragens como Preces Fora do Armário (com patrocínio do Canal Futura) e Las Mariposas (que entrará em produção em 2018, com incentivo do Funcultura).

No eixo de Formação, a produtora já vem realizando as oficinas Ponto de Virada- Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (realizada no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG) e se prepara para a realização de F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia e Videografias Contemporâneas – Laboratório de Social Video (ambos com incentivo do Funcultura).

E, no eixo de Pesquisa, a produtora deu início com a publicação do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e pretende desdobrá-la a partir de outros projetos.